quinta-feira, 24 de maio de 2012

Distribuição

É sempre peculiar o momento em que as crianças começam a se perguntar de onde vêm os bebês. Mais peculiares ainda são as histórias que os pais acabam inventando e reproduzindo sobre cegonhas, repolhos, flores, jardins e regadores. Mas depois que esta curiosidade é sanada, surgem  outros questionamentos muito mais difíceis  que acabam culminando no "quem sou? de onde vim? para onde vou?" - e certamente não há metáfora sobre regador nenhum que dê jeito nesta eterna dúvida existencial. 

Mas nós não estamos aqui para fazer terapia coletiva e sim para entender como funciona essa coisa toda de produzir um CD, certo?

É claro que muito sobre a origem dos CDs já foi elucidado aqui nos posts anteriores. Vivemos a emoção de escolher o repertório, chamar os músicos, ensaiar, gravar, mixar, masterizar... vivemos a nada emocionante burocracia nos cartórios, autorizações mil para enviar para a prensagem... vivemos as alegrias proporcionadas pela assessoria de imprensa...

Mas como é que os CDs chegarão ao público, afinal de contas?

Esta é uma fase do processo chamada distribuição. Você pode optar por contratar uma distribuidora (tipo de empresa cujo nome autoexplicativo me livra de especificar maiores detalhes) ou fazer a distribuição por conta própria.
O trabalho da distribuição consiste em fazer contato com as lojas de CDs e livrarias que vendam para o perfil de público que você quer atingir e negociar a venda dos discos. Geralmente o esquema é a consignação - você deixa os CDs lá e faz um contrato acordando quem vai ganhar quanto quando o CD for vendido. E depois a loja entra em contato para repassar a você o valor referente às vendas do seu produto.

Falando assim, parece até simples. Mas é uma relação que exige muita confiança. Afinal, você tem que confiar que o CD chegará as prateleiras (em vez de ficar encostado no estoque) e que  a real quantidade vendida será repassada a você.

É preciso escolher uma distribuidora séria, que tenha contatos bacanas e que fique de olho nas lojas para garantir que você receba direitinho pelas vendas do produto.

Eu escolhi a distribuição independente porque no meu orçamento não há fundos para contratar uma distribuidora. Mas, como sempre, contando com a ajuda de amigos e com a minha boa e velha cara de pau de sair por aí vendendo meu peixe, já consegui deixar o CD em duas lojas bem bacanas: Arlequim e Livraria da Travessa.

Outra forma de distribuição do CD que tem sido muito legal é a encomenda pelo Facebook. Os fãs que curtem a página estão pedindo e eu envio o CD pelo correio. É uma super comodidade para quem compra, pois o disco chega bonitinho em casa e uma bela garantia para mim, que estou vendo o dinheiro entrar sem passar pelas mãos de terceiros.

E você, já comprou o seu?

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