sábado, 31 de março de 2012

Imagem e som.

Nos finais dos anos 90 e início dos anos 2000 eu era uma das adolescentes que assistiam ao "Disk MTV" diariamente. Adorava os clipes, torcia pra ver se o meu preferido estaria na primeira colocação das votações do público e também esperava os VMA's e VMB's (Oscar do videoclipe na MTV) para ver se meus artistas preferidos seriam premiados.

Com o tempo esse costume foi passando e veio o Youtube para nos abastecer com vídeos incríveis. No começo ninguéms sabia muito bem como aquilo funcionava e nem tinha noção do poder de mídia que o compartilhamento de vídeos tem. Muita gente mandava videos caseiros com som e imagem péssimos. Mas o preço dos equipamentos foi barateando, todo mundo começou a ter acesso a câmeras melhores e se esforçado para ter idéias melhores, e os vídeos no youtube estão ficando cada vez mais incríveis. E eu, que já era fã de uma boa sequencia de imagens relacionada a uma musica, decidi investir nisso também.

Meus primeiros registros de show bem feitos, são do final de 2010, quando decidi filmar o show cujo repertório era dedicado ao Djavan. Foi um trabalho muito bacana feito por Micael Correia e Bernardo Neder.


Depois demorei um pouco e durante as gravações do disco, entrei em contato com o pessoal do Tocavideos e acabei gravando um clipe de "Barco" e o making of do CD "Breve Leveza" com eles.
Na ultima semana ainda tive a chance de ter um show ao vivo filmado pelo Estudio Oi Novo Som,um ótimo registro das músicas que fazem parte do repertório do disco. Esse vídeos vocês já viram por aqui né?

Meu canal no youtube está cheio de informação e ótimos vídeos. Mas chegou a hora de deixar os videos de registro documental e partir para um vídeo mais artístico.
Pois bem, agora meu desafio é gravar um clipe meeeesmo. Daqueles que eu assistia na MTV. E o meu parceiro nesta empreitada é meu amigo cineasta Ricardo Pentagna. As gravações estão marcadas para esta semana e a música escolhida foi "Simples Baião", linda canção de Pedro Ivo e Luiz Morais.


O resultado, é claro, vocês vão conferir aqui.

sexta-feira, 30 de março de 2012

A gente não quer só comida.

Sei que isso já foi tema de discussão aqui no blog ( no texto "Os trabalhos e o meu trabalho") mas eu gostaria de tocar de novo no assunto baseando-me em um acontecimento real ocorrido no dia de hoje.

Estava eu no Facebook (como todos os dias. Sim, eu moro no meu perfil) quando recebi uma mensagem através de uma indicação de um amigo. Na mensagem, um produtor americano me convidava para tocar violino em um clipe de uma cantora mais ou menos famosa, agenciada por uma gravadora independente renomada. Segundo ele, seriam 3h de gravação e ele não teria como pagar, mas o clipe seria exibido na televisão.

Primeiro expliquei que no momento não trabalho mais como violinista e que se ele tiver interesse em conhecer meu trabalho como cantora, seria um prazer compartilhar com ele minhas músicas e vídeos.

Depois, pensei um pouquinho e reescrevi o texto algumas vezes. Como eu já disse aqui, adoro a palavra escrita porque a gente pode burilar o texto até que ele diga exatamente o que a gente quer. Eu estava tentando não parecer mal educada na resposta - mas também estava muito preocupada em demonstrar uma posição firme sobre a questão do cachê dos músicos.
E  o que eu escrevi foi mais ou menos assim:

"Antes de contratar músicos profissionais, leve em consideração a importância do pagamento do cachê. Sendo um produtor profissional e trabalhando com uma cantora profissional, você deve saber o quanto o dinheiro é importante. Não só pelo seu valor em si mesmo, mas por ser uma forma de demonstrar consideração e respeito pelo trabalho dos profissionais que te cercam."

Acho que o recado serve pra muita gente por aí.
Músico não é mané e "aparecer na televisão" não é cachê.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Você não perde por esperar.

Hoje no Facebook, minha amiga Aninha perguntou por onde eu andava que não estava mais fazendo textos aqui no blog. Demorei pra escrever porque achei que tinha acabado o assunto por enquanto. Mas foi engano meu.
Este é o único momento em todo o processo produtivo em que não há absolutamente nada que eu possa fazer pelo disco. Ele está lá na fábrica e eu aqui. A partir deste momento a metáfora que mais explica as coisas é aquela da bola lançada - seu trabalho é colocar a força exata, calcular o ângulo, dar um chute caprichado e só. O resto a bola faz sozinha.
Passei tanto tempo controlando todas as etapas do processo de produção do disco que agora nem me dei conta de que a única coisa que tenho a fazer é esperar- e é esse o assunto de hoje.

Tem sido um teste de paciência e tanto. Logo no começo da semana (quando fazia apenas três dias desde o envio do disco para a fábrica) já fiz um telefonema psicótico perguntando como estava indo o processo. São tantas histórias de discos extraviados, encomendas que não chegam no prazo e fábricas displicentes na entrega que eu sinto arrepios só de pensar! Obviamente, a pessoa simpática que me atendeu já deve estar acostumada a este tipo de músico neurótico que fica ligando com aquela clássica perguntinha: "E aí? já chegamos?".

É impossível não notar o quanto isso tudo tem de gravidez: esperar por algo que você mesmo fez e que ainda não viu.

Ao que tudo indica, estamos quase lá. A data do lançamento está marcada (24/04, no Oi Futuro de Ipanema), os discos estão na fábrica e em duas semanas começam os ensaios para o grande dia de botar minha obra primeira no mundo! 

segunda-feira, 26 de março de 2012

A segunda chance.

Para quem perdeu a chance de ver ao vivo, aí estão os vídeos do Estudio Oi Novo Som!

E começa a contagem regressiva para o lançamento do disco! Dia 24/04 no Oi Futuro de Ipanema!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Pré-lançamento

Ontem foi o dia de fazer o primeiro show com as músicas do disco "Breve Leveza". Fiquei muito feliz pela oportunidade de estar no Estudio Oi Novo Som! A entrevista foi muito bacana, a equipe foi incrível e o som estava ótimo.
Foi a primeira vez que fiz um show sem platéia. É, no mínimo, engraçado. Claro que eu tinha consciência de que o pessoal estava assistindo em casa, pela internet - como era a proposta do programa - mas fazer um show ao vivo sem público no local é muito diferente.
Eu não tinha com quem interagir - e confesso que não quis interagir muito com as câmeras porque quando o artista olha diretamente pra câmera muito tempo corre o risco de acabar fazendo uma interpretação meio cafona e forçada. Então, eu decidi fixar um ponto na parede e foi pra lá que olhei enquanto cantava as músicas. Acho que deu certo.



Mas a minha maior surpresa foi a repercussão deste show de pré-lançamento! Muitos fãs e amigos no Facebook comentaram e compartilharam informações sobre o show e recebi muitas mensagens carinhosas e com elogios. Além disso, saiu matéria no jornal O Fluminense e uma nota no jornal Destak falando sobre o pré-lançamento!



E eu consegui o que queria: está todo mundo curioso para comprar o disco e assistir ao show de lançamento ao vivo. Mas, isso é assunto pra outro post.

terça-feira, 20 de março de 2012

Enquanto isso, no cartório...

Hoje eu tive uma das conversas mais inusitadas sobre o disco. Enquanto o rapaz carimbava as autorizações dos compositores, resolveu puxar papo.

- O que é isso de autorização para utilização de obra em fonograma?
- É que eu gravei um disco e os compositores tem que autorizar para eu lançar.
- Ah, que legal! E aí, é MPB?
- É.
- Tipo mais pra Ana Carolina ou Maria Gadú?
(Pensei um pouquinho)
- Mais pra Maria Gadú.
- Ah, Maria Gadú é bem legal.
(Silêncio. O rapaz puxa assunto de novo)
- Mas e aí, eles autorizam e o dinheiro fica com quem?
- Ah, a gente divide, ué. Quando ganhar dinheiro com a execução da música, o compositor ganha uma parte também.
- Mas você é conhecida?
- Ainda não. Se eu fosse conhecida você ia saber, né?
(Risos. O rapaz tenta consertar)
- Mas é que eu não sei muito de MPB. As vezes você tem uma parceria aí com aquele cara... o Caetano Veloso!
- É, tenho não.
- Então, quando tiver o disco, traz um aqui pra gente!
- Ah, pode deixar que eu venho aqui vender uns discos.
- Vender não, doar!
(Dei um sorrisinho amarelo)
- Então tá, boa sorte aí com o trabalho. Sucesso!

É um show. É ao vivo e é on-line.

Amanhã estarei no Estudio Oi Novo Som, no site www.oinovosom.com.br fazendo um show de pré-lançamento do disco "Breve Leveza".

Surpreendentemente, choveram amigos ligando e mandando mensagens com dúvidas sobre o show. Pelo que entendi, a maioria das pessoas achava que já era o lançamento do CD e outras ainda acharam que era um show em algum lugar que elas não conheciam.

Fiquei espantada com a reação das pessoas porque já era hora de estarmos mais do que familiarizados com a relação on-line entre público e artista, não é mesmo? Afinal, se o público está tão acostumado a ter  contato com os seus artistas favoritos baixando discos, vendo vídeos no Youtube, qual é a grande diferença em assistir a um show ao vivo e on-line?

Talvez seja porque on-line não seja ao vivo no sentido de presença cara a cara. Mas e as Twitcams e os Live bloggings ? Isso não serve pra música também?

Então, para esclarecer de uma vez por todas, aí vão as informações completas do show de amanhã!

1) O show será transmitido às 20h no portal www.oinovosom.com.br
2) Não tem fila, nem ingresso
3) Você pode assistir na sua casa, no trabalho, na lan house ou em qualquer lugar que tenha um computador e internet
4) Você pode enviar perguntas pelo site e eu vou responder durante a entrevista que rola no show
5) Vou apresentar as músicas do disco "Breve Leveza" em primeira mão!

Ou seja: não dá pra perder