domingo, 11 de março de 2012

O disco, enfim.

Hoje recebi por email o link para a primeira audição da master do disco. (Se você voltar ao Glossário que já postei por aqui, vai ver o que significa "masterização" e saber do que eu estou falando)
Isso significa que todas as músicas estão prontas e que estão organizadas numa ordem. Mas isto significa mais ainda: o disco deixou de ser um monte de músicas gravadas para se tornar uma obra de arte.
Você pode achar que esse discurso é cafona, mas não é idéia minha não. Lembro quando assisti no Festival do Rio ao documentário "A continuação", que falava sobre o processo de feitura do disco "Labiata", do Lenine. Em um trecho do filme, Lenine coloca esta preocupação: o público de hoje consegue baixar as músicas de um artista desligadas do disco. Cada um baixa a música que quer, na hora que quer, e muitas vezes o ouvinte está totalmente desconectado do contexto daquela canção, que somente a audição de um disco inteiro pode nos oferecer. 
O disco é, de fato, uma obra de arte completa. E embora cada música possa fazer sentido independente, somente ouvindo o conjunto delas - e ouvindo este conjunto exatamente na ordem proposta pelo artista - que esta obra de arte tem um sentido total.

E é justamente por acreditar nisto que esta minha primeira audição do disco na íntegra é tão importante para mim. 
Ainda não tive coragem de baixar o arquivo e gravar o CD para ouvir aqui em casa. E embora eu tenha participado de absolutamente todas as fases do processo deste disco, desde a pré-produção, até a gravação e mixagem, sinto uma  curiosidade imensa pra ouvir como ficou.  Este é o momento em que se encerram todas as expectativas e se chega a um resultado, finalmente!

É como se eu estivesse prestes a me encarar frente a frente, e ouvir por 40 minutos eu mesma me dizendo quem sou eu. 
Parece absurdo, mas é verdade.

Mais tarde volto pra fazer a primeira crítica do CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário