Pode ir parando por aí se você acha que vem filosofia por aqui. A coisa é bem mais simples do que o título anuncia. Na verdade, o post de hoje tem um quê de querido diário - mas acho que no final das contas vamos chegar a alguma conclusão que talvez possa se aproximar do que seja aparentemente filosófico.
Pra quem não sabe, dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias. E foi exatamente o que eu vivi no dia de ontem.
Tem muita gente que acha que viver de arte é, basicamente, viver de amor. Para a maioria das pessoas, os artistas vivem num mundo encantado onde tudo é luz e inspiração, sentimento e criatividade. Mas não é bem por aí.
Pelos relatos aqui no blog, vocês já estão conhecendo diversas fases do trabalho de produção de um CD. Em todas elas há algum quesito técnico e muito planejamento. Pois bem, agora que o disco está na mixagem e quase masterizado, é hora de correr atrás da burocracia.
Isso mesmo! BU-RO-CRA-CI-A !
Ao contrário do que você possa imaginar, em vez de passar meu dia cantando,ouvindo música e admirando a natureza, ontem passei metade dia na correria do centro da cidade.
Você sabia...
- Que para gravar uma música, é necessário ter autorização assinada pelos compositores, com firma reconhecida e tudo?
- Que para receber os direitos relativos à execução do seu disco, você tem que se filiar a uma associação de compositores?
- Que cada faixa do disco tem um número de registro chamado ISRC?
- Que toda composição tem que ser registrada, com documentos que comprovem a sua autoria?
E por aí vai...
Mas, felizmente, agora vamos chegar à parte que justifica todo o papo sobre dicotomia. Depois de passar por todos esses trâmites, visitar cartórios e bater perna por aí, ontem eu também fiz as fotos do disco! Foi uma incrível sessão com o fotógrafo e amigo Leonardo Fiuza. E esse foi o momento de contemplar a natureza, viver a fruição estética e fazer arte!
O resultado está ficando muito bonito... e o disco já tem capa! Pra vocês, uma das fotos da sessão pra dar um gostinho de como foi o clima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário