domingo, 4 de março de 2012

Um pouquinho de consciência.

Foi com muita tristeza que vi hoje no Facebook de uma amiga um post sobre as loucuras que o ECAD anda fazendo com o dinheiro dos músicos. Como se a vida de músico não fosse difícil o suficiente, ainda temos que lidar com órgãos que deveriam ajudar mas só atrapalham como o ECAD, Ordem dos Músicos... o próprio Sindicato dos Músicos não tem força para fazer a pressão que deveria e merecia fazer para mudar a situação dos profissionais da música.
A partir deste post, descobri um movimento muito bacana, chamado G.R.I.T.A.
Vale a pena conferir o site e participar do assunto.


O que é G.R.I.T.A!?

'Caros artistas brasileiros:
A tensão criada pelo somatório de desacertos na área das artes, sentida praticamente em todos os níveis, está provocando uma reação, saudável por um lado, por outro, desordenada. Poucos artistas ou grupos heterogêneos se articulam, tentando decifrar as intrincadas arapucas urdidas pelo atávico oportunismo existente no sistema de defesa de nossos direitos e controle do mercado de trabalho.
A deformação estrutural na conduta interna das instituições responsáveis pela defesa desses mecanismos as torna anacrônicas, travando o desenvolvimento, a criatividade e a sobrevivência da maioria de nossos artistas.
Nossa arte hoje está perdida em um labirinto, sem recursos para a produção das obras recusadas pelo sistema, que privilegia o “panelismo”, com raríssimas exceções. Presa fácil dos meios de comunicação e comercialização, ficou imersa em um oceano profundo de desacertos, e seu destino entregue aos predadores de plantão, principalmente os que manipulam nossos direitos. Isto não é mais novidade para ninguém.
Se em todas as áreas da arte brasileira fomos capazes de impressionar com nossa criatividade, a ponto de sermos imitados lá fora, por que não teríamos moral de reivindicarmos nossos direitos em nossa própria casa?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário