Este ano está sendo um aprendizado incrível para mim na questão das relações humanas - mais especificamente as relações humanas no trabalho.
O primeiro lugar que nos prepara para o relacionamento humano é a família. No seio familiar aprendemos o que podemos e não podemos fazer em sociedade. Especialmente quando temos um irmão - porque aí sim o bicho pega! Depois, na escola, começamos a aprender como são as amizades e as relações de hierarquia - afinal, levar uma advertência da direção é bem pior do que ir parar na coordenação, o que é bem pior do que ser advertido pelo professor. E então, na faculdade (principalmente na faculdade pública), começamos a aprender como poderia ser uma sociedade anárquica - onde você faz o que quiser e depois assume as consequências da sua conduta. Se você der sorte, em algum lugar nesse caminho entre escola e faculdade, você arruma um namorado e com ele aprende como são as relações amorosas.
Mas é depois de tudo isso, no trabalho, que as pessoas realmente mostram a que vieram no mundo.
E eu vou te dizer que lidar com gente não é nada fácil. Com as experiências que estou tendo com a produção do disco, posso dizer que estou aprendendo as seguintes lições, que passo adiante como "conselhos":
1) Por mais eficiente que você seja, não espere que as pessoas te dêem eficiência em retorno. Mais do que taxar as pessoas de "preguiçosas" ou "eficientes" é preciso entender que cada pessoa tem seu tempo e ritmo de trabalho.
2) Se você está fazendo um trabalho importante pra você, saiba que terá que fazer o trabalho dos outros algumas vezes. Não reclame disso, afinal, o maior interessado é você.
3) Prazos funcionam de maneiras diversas para as diferentes pessoas. Tem gente que só funciona com prazo e tem gente que, simplesmente, não funciona. A dica é: se o prazo é dia 20, diga às pessoas que é no dia 10 e assim receberá o que precisa lá pelo dia 15.
4) Se você abre seu e-mail todo dia, parabéns. Mas nem todo mundo vai te responder no mesmo dia, na mesma semana ou no mesmo mês que você enviou a mensagem. Dê uma ligadinha despretensiosa pra saber se o e-mail chegou - e bote a culpa no Google pela sua caixa de saída estar uma bagunça.
5) Seja simpático sempre. Pessoalmente, por e-mail e até por telefone. Uma dica: assim como dá pra ouvir o sorriso do cantor quando ele grava, a pessoa que está do outro lado da linha vai perceber seu sorriso também.
6) Seja humilde sempre. Mesmo quando o erro estiver do outro lado da relação, arrume um jeito de amenizar as coisas - e se for o caso, até peça desculpas. Um bom exemplo é: se alguém fala algo errado, em vez de dizer que a pessoa falou errado, você diz que não entendeu e pede para ela falar de novo.
7) A maior e mais útil das lições: paciência e persistência andam de mãos dadas. Para todos os casos acima citados, seja paciente. Muito paciente.
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