terça-feira, 17 de abril de 2012

Vivendo e aprendendo a jogar.

Hoje tive a pior notícia do ano. Lembram daquele edital do Ministério da Cultura cujo resultado eu estava esperando para esta semana ?

Pois bem, a história é a seguinte: tudo começou em janeiro, quando comecei a procurar festivais internacionais de música para me inscrever. Eu sempre sonhei em sair do Brasil para fazer música por aí, em qualquer lugar. A grande maioria dos festivais já estava com as inscrições encerradas ou não tinha espaço para inscrição de novos artistas... mas continuei procurando até encontrar o Bucharest International Jazz Competition. E, na maior alegria, me inscrevi. Logo no começo, já passei por alguns percalços - o mais engraçado foi ter que pagar uma taxa de módicos R$150 para transferir 100 euros para a Romênia, o que acabou me custando uns R$500,00 no final das contas...

E qual não foi a minha surpresa em fevereiro ao receber a notícia de que eu fui selecionada para participar do festival! Entre inscrições de mais de 30 países, euzinha fui escolhida para ser a única representante do Brasil em 18 anos de festival... fiquei felicíssima, mas logo veio o proximo obstáculo: como pagar uma viagem para 6 pessoas (eu os meus queridos músicos, Os Coringas)? Quando fui ver o preço das passagens + estadia, vi que a viagem custaria pelo menos R$20.000,00.

Eu já estava cogitando pedir um empréstimo no banco, jogar no bicho e até vender um rim, quando veio a notícia de que o Ministério da Cultura iria abrir o Edital de Intercâmbio Cultural, que patrocina viagens de artistas brasileiros. Tratei logo de me inscrever, e aí começou de verdade a minha novela.
Entre 8 de março (data da minha inscrição) e 17 de abril (data da divulgação do resultado), eu liguei para Brasília pelo menos umas 15 vezes. O processo foi demorado, não havia previsão de divulgação de resultado e o festival na Romênia estabeleceu um prazo: 17 de abril.

Até ontem eu não sabia se o resultado sairia hoje ou não. Mandei um email para a Romênia explicando a minha situação e pedi mais três dias de prazo, porque eu ainda aguardava a resposta do governo brasileiro. Muito simpáticos, responderam que me dariam mais três dias e que desejavam sorte no meu processo.

Pois bem, depois de 4 dias seguidos olhando no Diário Oficial da União à procura do resultado da fase de seleção, hoje estava lá registrado o que eu tanto temia. Depois de tanto esforço, stress e esperança, meu projeto ficou em primeiro lugar na lista de espera por um décimo. UM DÉCIMO.

Liguei pela 16a. vez para Brasília perguntando o que era a lista de espera. Caso alguém seja descuidado o suficiente para enviar uma documentação errada ou seja maluco o suficiente para desistir de receber dinheiro do governo, eu recebo o patrocínio - o que é muito pouco provável.

Hoje com certeza está sendo o dia mais difícil do ano. Receber essa notícia a exatos 7 dias de distância do lançamento do disco é péssimo. Dá uma sensação de derrota antes mesmo do jogo começar.
É muito difícil ver meses de esforço, preocupação e trabalho coroados assim... com absolutamente nada.

Além da decepção de não ter meu esforço premiado, fica o gosto ruim de viver em um país em que há pouquissimas oportunidades na área cultural - e quando você consegue uma oportunidade incrível de levar a música do seu próprio país a lugares onde a cultura é valorizada, a resposta é não.

3 comentários:

  1. É uma pena Luiza, mas esse é só o começo do seu caminho. Eu tenho certeza de que você vai longe, e mais certeza ainda de que você sabe disso mais que eu.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olha só que bacana, você no blog de MPB da Rolling Stone: http://rollingstone.com.br/blog/musica-popular-brasileira/luiza-sales-uma-grata-surpresa

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza, estou vivendo um pesadelo parecido.
    Saiu um resultado se dizendo "Resultado Final", mas era apenas a habilitação...
    Depois saiu o resultado de Seleção, fiquei extasiada, mas agora falam que ainda tem que aguardar outra comissão para convocarem.
    O seu caso foi assim? Detalhe: a viagem é dia 3/Julho.

    Por favor, se puder, compartilhe no que deu sua história... uma pena se tiver perdido a viagem, revoltante.

    Abraços! - ivymoraisrj@gmail.com

    ResponderExcluir