quinta-feira, 5 de abril de 2012

A morte.

Ultimamente a morte tem sido uma questão muito presente nos meus dias. Acho que tudo começou com a história do acidente de ônibus que me fez refletir bastante. E aí, o assunto não saiu mais da minha cabeça. 
E justamente na véspera da Páscoa, onde, ao contrário do que você poderia pensar sobre chocolate, se celebra a Ressurreição de Jesus, venho aqui escrever sobre isso... só que ao contrário.

Na ultima semana sonhei que um médico (que, a propósito, era um padre japonês) me dizia que eu ia morrer no ano que vem. E eu ficava desesperada enquanto ele dizia sorrindo que eu já tinha cumprido meu papel na Terra e que era uma notícia boa, porque eu ia finalmente ia me livrar dos compromissos da vida.

E não é que bateu um baita medo de morrer? Eu nunca fui uma pessoa pessimista, mas por trás desse jeitão de durona, eu sou uma grande medrosa. Depois do sonho, tratei logo de recorrer aos livros e sites de interpretação de sonhos. E em todos eles consta que sonhar com a morte tem um sentido de renovação da vida, de recomeço. E mais: morte mesmo é quando você sonha com dentes... vai saber! 

Apesar de achar esses livros tão confiáveis quanto livros com significados de nomes de bebês -porque, afinal, quem tem o filho e quem tem o sonho é que sabe o real significado da coisa para sua própria vida - eu decidi me contentar com esta interpretação para não pirar de vez.

Depois de passar da fase do pânico e raciocinar bastante sobre o meu medo, tenho percebido que a morte que eu temo é uma morte simbólica.  Tenho medo mesmo é de morrer na praia, depois do esforço que estou tendo em lançar minha carreira como cantora. Tenho medo de estar investindo todo o meu tempo em algo que não vai dar certo. Tenho medo de ter de me contentar com uma vida que não quero pra mim, e que seria a mesma coisa que morrer. Tenho medo desta felicidade toda acabar em nada.

Essa história de sonhar é fogo - nos dois sentidos: sonhar ao dormir e sonhar fazendo planos. 
É um negócio muito arriscado, porque a gente sempre encontra um jeito de sonhar outra coisa, num ciclo que tem tudo para ser vicioso, se não for virtuoso. Quando sonhamos em realizar algo e conseguimos realizar este sonho, a sensação da conquista é tão gratificante que logo arrumamos outro sonho pra realizar. E assim vamos nos metendo nas maiores enrascadas para conseguir o que almejamos - mas assim vamos aprendendo muito também.

Já disseram que "o medo de amar é o medo de ser livre". E eu completo: só tem medo de morrer quem gosta muito de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário