sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Açaí, guardiã ou: feliz aniversário Djavan!

Resolvi aproveitar que hoje é aniversário do Djavan para falar um pouquinho sobre a minha relação com a arte deste que é o meu maior ídolo musical.

Durante muito tempo, eu fui uma daquelas pessoas que só conheciam o que eu chamo de músicas "Djavan Novelas".  Esse repertório de baladas românticas e músicas com pegada mais pop, apesar de ser composto e produzido com muita qualidade, nunca despertou minha paixão. Foi no meu último ano de faculdade que comecei a ouvir algumas coisas mais antigas e principalmente alguns sambas menos conhecidos do Djavan. E foi aí que fui envolvida pela sua música.

Procurei escutar a discografia completa e a cada novo disco que ouvia, surgiam novas pérolas - daquelas que nunca tocam no rádio. A maioria delas sequer tem regravações e a descoberta dessas canções foi para mim como uma caça ao tesouro.

As minhas músicas preferidas do Djavan são os sambas que têm aquelas melodias e harmonias riquíssimas que só ele sabe fazer, foram gravadas por músicos que davam aos arranjos um suingue incrível e têm letras que dizem muito de um jeito muito especial.
Aliás, pra muita gente ele é "aquele cara das letras malucas". Dizem até que "Açaí", uma das letras que mais causam controvérsias, foi composta pela junção de palavras sorteadas aleatoriamente de um saco de palavras... mas na verdade tudo isso é uma grande brincadeira. E, pelo menos pra mim, o modo como ele usa as palavras é de uma genialidade ímpar. Cabe a nós estarmos abertos a esse tipo de experiência diferenciada na relação texto-música.

No final das contas, a música de Djavan tem uma marca inconfundível - e é isso que eu mais admiro nele.

E foi exatamente uma canção que se encaixa no perfil das minhas preferidas do Djavan que escolhi para gravar no meu disco. Ela se chama "Lei" e foi gravada por ele no disco "Meu Lado", em 1986.

Neste disco, também foi lançada outra maravilha chamada "Beiral". Essa não entrou no meu disco, mas você pode conferir a minha versão desta música no vídeo abaixo, gravado ao vivo em 2010. Neste ano, meu vício pela música de Djavan acabou virando um show chamado "Luiza Sales canta Djavan", onde tive a oportunidade de compartilhar com meu público aquelas canções tão preciosas que quase ninguém ouve.


Pra terminar, deixo vocês com outro registro do show em que cantei só Djavan. Essa música é a primeira faixa do primeiro disco lançado por ele, em 1976. Esse disco é emblemático, uma estréia triunfal que emplacou sucessos que até hoje são parte dos seus shows - e estão entre as músicas mais queridas pelo público.

Espero que o meu primeiro disco também seja assim.

Com vocês, "Flor de Lis".


Nenhum comentário:

Postar um comentário