quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os trabalhos e o meu trabalho.

Todo musico adora reclamar. Vivem falando de fazer coisas como carregar instrumento, estudar horas a fio, tocar músicas que não gostam, fazer todas as “gigs” e esperar a passagem de som. Sim, tudo isso é muito chato. Mas, dizem os espirituosos, ainda é melhor que trabalhar.
Brincadeiras à parte, todo músico gosta de separar “os trabalhos” do seu próprio trabalho. Geralmente, “os trabalhos” são as aulas particulares ou em escolas de música, alguns shows com o repertório que o publico quer ouvir (ou que o contratante escolhe) e até tocar em casamentos. Nessas situações a gente se mete em tudo! Eu, por exemplo, já fui contratada para cantar numa missa de sétimo dia. É o típico trabalho meio trágico, meio cômico – pelo simples motivo de você não fazer idéia de que um dia chegaria a uma situação dessas como profissional da música.
Já no que o músico chama de “meu trabalho”, o profissional está envolvido completamente. Neste tipo de situação, é ele quem escolhe ou compõe o próprio repertório e arranjos, quem escolhe os músicos com quem vai tocar e se sente realizado pela tentativa de fazer exatamente aquilo que procura como artista. E, pasmem, é justamente neste tipo de trabalho – que envolve o músico intelectualmente, artisticamente e tecnicamente – que a sociedade espera que o músico se apresente de graça. Infelizmente, a nossa vontade de fazer acontecer o trabalho do qual nos orgulhamos, faz com que muitas vezes a gente aceite tocar de graça. Quem está de fora, pensa que estamos fazendo aquilo pela divulgação, com vistas a algo maior mais adiante – pensando que um produtor do Faustão ou do Raul Gil pode estar na platéia. Mas essas pessoas que assistem não fazem idéia de que o que realmente nos move é a vontade de tocar nosso som e compartilhar com outras pessoas.  
Espero que chegue o dia em que eu e todos os meus colegas possamos ter nossos trabalhos. E que a gente ganhe milhares de dólares para produzir nossos discos e que possamos nos dedicar única e exclusivamente a isso.
Essa semana, estarei envolvida em trabalhos que gosto de chamar de meus!
Ontem passei  a noite ensaiando e hoje tenho gravação com a Gafieira F.C. (www.myspace.com/gafieirafc) num estúdio incrível, com músicos incríveis e vamos filmar essa experiência incrível para compartilhar em breve...

Depois, mais tarde, tem Vinicius Castro (www.viniciuscastro.com.br) no Studio RJ e eu vou participar desse show incrível!


E, amanhã, tenho gravação do CD do Ordinarius (www.osordinariosvocal.com.br), esse grupo vocal incrível do qual faço parte!


É, a gente produz um disco e a vida não para!

2 comentários: