sábado, 7 de janeiro de 2012

A maldição do segundo dia ou: será que é isso mesmo?

Diferente dos músicos, os atores são cheios de histórias- pra não dizer que são cheios de "guéri-guéri".
Segundo nossos amigos da quinta arte*, reza a lenda que a segunda sessão (ou récita) de uma peça é sempre um fracasso depois de uma estréia de sucesso. Todo mundo que fez alguma temporada de apresentações já passou por isso- ou não.
A explicação "científica" para essa maldição é que no primeiro dia o nervosismo da estréia injeta adrenalina no corpo dos atores e isso faz com que todos fiquem atentos para desempenhar seus papéis. No segundo dia o organismo não consegue atingir a mesma produção de adrenalina e o rendimento cai..
Mas, tem outro fator importante: ao fazer uma coisa pela primeira vez com sucesso, acabamos tendo a sensação de "jogo ganho" ao tentarmos pela segunda vez. E é aí que a gente se descuida e as coisas saem do controle.
Pois é, no ensaio de hoje rolou um pouquinho dessa sensação. Foi o nosso segundo dia juntos. Ontem estávamos todos muito atentos e concentrados aos detalhes e hoje tudo acabou ficando um pouco mais frouxo... mas, ensaiamos ate tarde ontem a noite e hoje fizemos um ensaio logo de manhã - e teve músico que ainda trabalhou durante a madrugada. 
A nossa vida não é fácil mesmo.


E sabe o que mais é difícil? Escolher repertório aos 45 do segundo tempo! Não é que o produtor inventou de  gravarmos uma música em inglês? 
Estou aqui tentando decidir entre Cole Porter, Burt Bacharach ou Beach Boys... qual será a canção escolhida? Alguém tem um palpite ou sugestão?


* Lugar do Teatro entre as sete artes. Todo mundo sabe que o cinema é a "sétima arte", mas você sabia que a música é a primeira de todas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário