quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aula de artes ou: o design do disco.


Volta e meia a gente ouve umas histórias de produtores musicais doidões durante a mixagem pedindo pro engenheiro de som imprimir uma sonoridade mais "azul". Graças a esse tipo de pedido, em alguns casos, o engenheiro opta por usar o chamado "botão do produtor". Essa incrível ferramenta da tecnologia é basicamente um botão aleatório que não serve pra nada (geralmente localizado em qualquer lugar da mesa de som) - mas que tem um efeito moral incrível quando apertado. Depois é só perguntar "E agora, melhorou?". Imediatamente o produtor começa a ouvir aquele som "azul" que ele queria.

Ontem eu passei pela situação inversa: tive minha primeira reunião com o designer que vai fazer a arte do disco, do site, a fan page e também reformular este blog que você está lendo agora. Sei que esse fundo salmão não diz muita coisa - mas foi o melhor que consegui com meus rasos conhecimentos de edição de html.  
O caso é que eu ainda não consigo fechar os olhos e imaginar a capa do disco. Quando se tratou de decidir como seria o som do disco, eu tinha certeza de absolutamente tudo, nos mínimos detalhes. Mas na hora de criar uma imagem pra esse som, fico completamente sem idéias. E aí entra o trabalho do designer. Tivemos uma reunião longa ontem onde eu falei tudo sobre o disco, ouvimos algumas coisas e enchi a cabeça dele de adjetivos. E o trabalho dele agora é transformar esses adjetivos em uma imagem, cores, ilustrações, tipografia... Difícil, né?

Espero que ele tenha um botão pra apertar quando eu disser que quero uma cor com mais "groove".

Nenhum comentário:

Postar um comentário