quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um breve glossário.

Tenho falado de muitos termos por aqui que devem confundir algumas pessoas que não lidam com música. Então, decidi fazer um breve glossário para esclarecer tudo e continuarmos nosso papo sem dúvidas.

Começando do começo:

- Glossário: lista dos significados de termos, expressões e palavras que estão sendo usadas aqui no blog. Não é bem um dicionário, é algo mais específico.
- Click: é um som que marca o pulso, ou seja, a velocidade da música a ser gravada. A unidade de medida é em BPM (batidas por minuto). É um barulhinho insuportável para muitos, mas que garante que todo mundo fique juntinho na hora de tocar.
- Take: é o momento compreendido entre o "rec" e o "stop". É possível fazer vários takes da mesma música e depois juntar os melhores momentos de cada vez que ela foi tocada para formar uma faixa só.
- Canal: é uma entrada de áudio. Na época do começo da carreira dos Beatles, por exemplo, só era possível gravar 4 canais. Imagine só o desafio para dar conta de gravar vozes, bateria, baixo e guitarras. Hoje em dia, é possível ter um canal para cada instrumento - ou até mais. 
- Edição: sempre acontece depois das gravações e é o processo de recortar, copiar e colar -exatamente como a gente aprendeu na aula de artes no Jardim de Infância. O processo de edição serve para ajustar coisas que ficaram um pouco desencontradas ou para criar uma sobreposição de sons, por exemplo. Na edição também é possível usar trechos que ficaram bons em outros takes e fazer substituições. Dependendo da qualidade dos músicos durante a gravação, pode acabar sobrando muuuuuita edição para fazer depois e o áudio acaba virando o que chamamos de "frankeinstein".
- Mixagem: é o processo que acontece para equilibrar o som dos instrumentos gravados. É um momento de muita criatividade, onde o engenheiro de som pode escolher o que quer ouvir  e como ouvir - alterando volumes, timbres e adicionando efeitos aos sons já gravados.
- Masterização: é a ultima etapa da pos-produção do audio. Neste momento, acontece um monitoramento em que o engenheiro tem que ouvir cada detalhe de cada faixa. E a partir de testes em vários equipamentos de reprodução de áudio, o disco fica pronto para ser ouvido com a melhor qualidade de áudio possível em qualquer lugar.
- Arranjador: é a pessoa responsável por fazer um arranjo para uma música. O trabalho dele é decidir como vai ser a harmonia, que instrumentos entram e saem em qual momento, além de criar melodias (como introduções, por exemplo), convenções (conhecidas por muitos como  "paradinhas") e decidir como a música começa e termina.
- Gig: além de ser a sigla identificadora do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antonio Carlos Jobim, é uma expressão em inglês que se refere a uma apresentação ou show de uma banda. No Brasil, nós acabamos usando o termo para nos referir aos trabalhos com música. (conforme já falei no post "Os trabalhos e o meu trabalho")

Mais alguma dúvida?

3 comentários: