sábado, 28 de janeiro de 2012

Um mundo em um click.

Pois é, essa coisa toda de escrever blog está tomando proporções inesperadas na minha vida. Agora quando encontro com pessoas conhecidas na rua, volta e meia alguém vem me contar do que leu, do que ficou sabendo sobre meu disco - e isso tem sido ótimo! Apesar de não ter muita gente comentando por aqui (a maioria dos comentários é no Facebook, onde divulgo bastante meus escritos), tem mais gente lendo do que eu imaginava.

Mas além desse efeito psicológico de me sentir uma "micro-celebridade", eu estou mudando totalmente a minha rotina de frequência na internet. A gente sempre está lendo por aí como os blogueiros são uma comunidade influente no meio digital. E eu nunca fui de ler muitos blogs, mas agora tenho feito isso para buscar inspiração, contatos e novas idéias - e acabei gostando de muito do que li. É muito bacana ver a quantidade de gente inteligente que tem por aí divulgando conteúdos culturais de qualidade. 

Além de saber como as pessoas ouvem e pensam música, eu estou descobrindo vários colegas de profissão que a vida cotidiana não me apresentou, mas que a vida virtual está me oferecendo a oportunidade de ouvir. E com certeza é muito importante para um artista estar em contato com a produção intelectual dos seus pares - tanto para entender o mercado cultural e encontrar seu público, quanto para trocar idéias e firmar novas parcerias, por que não?

Almocei ontem com o Daniel, meu produtor, e conversamos bastante sobre as idéias para este blog e o meu site oficial que está sendo reformulado e será lançado em nova versão junto com o CD. Ele me disse que já trabalhou com artistas que só aprenderam a fazer e pensar coisas que eu apresento a ele lá pelo terceiro CD e ele me perguntou: como é que você sabe tudo isso?

É  simples, eu aprendo observando e tive ótimos exemplos ao meu redor. Um deles é o Vinicius Castro, que já é figurinha fácil aqui nos meus textos. Ele tem um site super completo que ele mesmo programou e cujos conteúdos são produzidos por ele mesmo. Aprendi bastante com as experiências dele.

Outro grande exemplo para mim foi  a leitura do "Manual de Sobrevivência no Mundo Digital" do Leoni.
Isso mesmo, o ex-Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (quem entende esses nomes das bandas de rock do Brasil dos anos 80?). O livro fala sobre mercado digital e como a internet pode ser uma ferramenta de difusão cultural - e dá várias dicas para o músico que quer usa-la a seu favor.

E aqui estou eu seguindo seus conselhos. 

Por último, não vou sugerir que você leia nenhum blog, afinal eu não quero concorrência. ( ha ha ha )

Tire um tempo das suas visitas inúteis à vida alheia no Facebook e faça o seguinte: pesquise no Google "Blog Sobre Música Independente" ou "Blog Sobre MPB" - e vá fundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário