Pois é, essa coisa toda de escrever blog está tomando proporções inesperadas na minha vida. Agora quando encontro com pessoas conhecidas na rua, volta e meia alguém vem me contar do que leu, do que ficou sabendo sobre meu disco - e isso tem sido ótimo! Apesar de não ter muita gente comentando por aqui (a maioria dos comentários é no Facebook, onde divulgo bastante meus escritos), tem mais gente lendo do que eu imaginava.
Mas além desse efeito psicológico de me sentir uma "micro-celebridade", eu estou mudando totalmente a minha rotina de frequência na internet. A gente sempre está lendo por aí como os blogueiros são uma comunidade influente no meio digital. E eu nunca fui de ler muitos blogs, mas agora tenho feito isso para buscar inspiração, contatos e novas idéias - e acabei gostando de muito do que li. É muito bacana ver a quantidade de gente inteligente que tem por aí divulgando conteúdos culturais de qualidade.
Além de saber como as pessoas ouvem e pensam música, eu estou descobrindo vários colegas de profissão que a vida cotidiana não me apresentou, mas que a vida virtual está me oferecendo a oportunidade de ouvir. E com certeza é muito importante para um artista estar em contato com a produção intelectual dos seus pares - tanto para entender o mercado cultural e encontrar seu público, quanto para trocar idéias e firmar novas parcerias, por que não?
Almocei ontem com o Daniel, meu produtor, e conversamos bastante sobre as idéias para este blog e o meu site oficial que está sendo reformulado e será lançado em nova versão junto com o CD. Ele me disse que já trabalhou com artistas que só aprenderam a fazer e pensar coisas que eu apresento a ele lá pelo terceiro CD e ele me perguntou: como é que você sabe tudo isso?
É simples, eu aprendo observando e tive ótimos exemplos ao meu redor. Um deles é o Vinicius Castro, que já é figurinha fácil aqui nos meus textos. Ele tem um site super completo que ele mesmo programou e cujos conteúdos são produzidos por ele mesmo. Aprendi bastante com as experiências dele.
Outro grande exemplo para mim foi a leitura do "Manual de Sobrevivência no Mundo Digital" do Leoni.
Isso mesmo, o ex-Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (quem entende esses nomes das bandas de rock do Brasil dos anos 80?). O livro fala sobre mercado digital e como a internet pode ser uma ferramenta de difusão cultural - e dá várias dicas para o músico que quer usa-la a seu favor.
E aqui estou eu seguindo seus conselhos.
Por último, não vou sugerir que você leia nenhum blog, afinal eu não quero concorrência. ( ha ha ha )
Tire um tempo das suas visitas inúteis à vida alheia no Facebook e faça o seguinte: pesquise no Google "Blog Sobre Música Independente" ou "Blog Sobre MPB" - e vá fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário